Celly Vieira compartilhou a foto de Sociedade Racionalista.
Peruano resolve problema matemático indecifrável havia 271 anos
A conjectura fraca de Goldbach foi demonstrada: Esta semana (24/05) a matemática fez manchete por ter sido resolvido um problema de mais 270 anos. Um problema simples de estabelecer, mas difícil de provar.
Em 1742, o matemático Christian Goldbach pediu por carta ao seu amigo e famoso matemático Leonhard Euler se pudesse demonstrar um resultado muito simples sobre números, o que chamamos hoje a conjectura de Goldbach, ou conjectura forte de Goldbach.
Esta conjectura que diz que todo número par maior que 2 pode ser escrito como uma soma de dois números primos. Por exemplo, 8 = 5 + 3 ; 12 = 5 + 7, 20 = 13+7 , etc.
Por outro lado, uma variação desse problema, o que chamamos hoje a conjectura fraca de Goldbach, afirma que tudo número ímpar maior que 5 pode ser escrito como uma soma de três primos. Por exemplo, 7 = 2 + 2 + 3, 9 = 3 + 3 + 3, 37=7+13+17, etc.
O matemático peruano Harald Andrés Helfgott publicou um artigo no qual afirma ter demonstrado a conjectura fraca Goldbach conjectura, a demonstração tem 133 páginas, e é baseado no trabalho anterior de mais de 100 páginas. A confirmação "oficial" ainda pode demorar um pouco, mas vários especialistas, incluindo o famoso Terence Tao opinou de que a ideia da demonstração é ótima e quase certamente correta.
O artigo técnico para os matemáticos que desejam degustar a demonstração pode encontrar no seguinte link: http://arxiv.org/pdf/
Via: Magia da Física e do Universo, por Jose Nogales.
http://
Referência:
Terra - Peruano resolve problema matemático indecifrável havia 271 anos
http://noticias.terra.com.br/
#MozartSS